Podemos dividir a assessoria em dois momentos nas escolas: um chamado implantação e outro, implementação.
Na implantação, logo após a assinatura do contrato, a equipe de assessoria agenda com os gestores de cada escola uma data para apresentar a todo o corpo docente a estrutura pedagógica do material didático, a fim de que garantir uma ótima introdução e compreensão da proposta metodológica.
Já os encontros de implementação ocorrem o ano todo, seja de forma on-line ou presencial, com o objetivo de formação continuada de todo o corpo docente e/ou de gestores das escolas. São grandes oportunidades para o aprimoramento das metodologias empregadas como também para tirar dúvidas sobre elas, garantindo, assim, o sucesso no processo de aprendizagem dos estudantes.
A formação continuada de professores é o diferencial do Sistema Piaget, pois, além de observar as necessidades da escola, há a proposição de discussão de assuntos atuais que estão em debate no cenário educacional. Para que a formação de professores possa se concretizar, é necessário que a escola tenha em seu calendário escolar a previsão de reuniões pedagógicas e faça o agendamento dos encontros com o consultor, logo no início do ano letivo, para reservar as datas.
Outro diferencial do Sistema Piaget é a formação de coordenadores pedagógicos. Um ensino de qualidade depende de uma boa gestão, e não se faz gestão pedagógica se não houver coordenação e acompanhamento das práticas docentes. O Sistema Piaget orienta, na prática, como fazer observação de uma aula, como analisar um plano docente, como fazer registro e devolutiva aos professores, como elaborar um programa de formação docente, dentre outros aspectos.
Além desses encontros, que sempre têm uma pauta específica, a escola parceira pode falar com o consultor pedagógico responsável pela escola via telefone, e-mail ou WhatsApp.